29/04/2011

500 anos da Freguesia de Camarate - I


Pois é... a Freguesia de Camarate está a fazer 500 anos, mas a sua história é muito mais antiga. Vamos publicar neste blogue tudo aquilo que conseguirmos encontrar sobre a história de Camarate. Tentaremos que as publicações sejam publicadas pela ordem cronológica, mas se aparecem novos dados posteriormente... poderão não ser publicados pela ordem cronológica correta.

Lisboa foi conquistada aos mouros [em 1147] após violentos combates, mas nada nos garante que as terras que a envolviam fossem igualmente devastadas por correrias de bandos guerreiros. […] Mas, conquistada Lisboa, as terras em seu redor devem ter-se submetido sem dificuldade, poupando-se assim à destruição.
Se boa parte das terras passa para as mãos dos colonos vindos das terras do Norte, ou dos cruzados que resolveram cá ficar […], uma boa extensão reverte para o rei, como direito de conquista. Entre essas terras estão quatro reguengos, terras da Coroa, considerados dos mais importantes e ricos da região: Frielas, Unhos, Sacavém e Camarate.
[…] [Este] conjunto de terras férteis […] [proporcionavam] anualmente, ao rei, rendas consideráveis. Essas mesmas rendas […] são colocadas por D. Dinis como garantia de pagamento de três mil libras anuais ao almirante Manuel Passanha, em 1317.
A crise nacional de 1383-85 e o novo período que se lhe seguiu vieram modificar profundamente o modelo de desenvolvimento então seguido. D. Nuno Álvares Pereira, conde de Ourém, recebe, entre outras propriedades, o reguengo de Frielas (e os de Camarate, Sacavém e Unhos).

BARBOSA, Pedro Gomes; VICENTE, António Balcão, Frielas Medieval, in O Medieval e o Moderno em Loures. Viagens pelo Património, Câmara Municipal de Loures.

1 comentário:

  1. Como se sabe, D. JoãoI doou ao Condestável D. Nuno Álvares Pereira as propriedades de David Ibn'Yahya Negro, Almoxarife do Reino, incluindo a Quinta dos Negros, em Camarate. Segundo livros deixados por membros da família Ibn Yahya, D. Afonso Henriques teria feito doação ao seu Arrabi-Mor, Yahya ben Yaish, patriarca da família Ibn Yahya, de três lugares, cujos nomes estão especificamente escritos em caracteres hebraicos: Unhos, Frielas e Aldeia dos Negros, que suponho referir-se a Camarate. Existe alguma documentação portuguesa sobre esta doação?
    Muito agradeço, desde já, a informação para inacio@steinhardts.com

    ResponderEliminar