03/12/2010

Halloween

O Halloween ou dia das bruxas é uma tradição anglo-saxónica que se festeja na noite de 31 de Outubro. Esta tradição parece ter nascido na Grã-Bretanha e Irlanda onde os povos antigos acreditavam que na noite da véspera do Dia de Todos-os-Santos  os espíritos dos mortos voltavam para as suas casas. 
Com o tempo a tradição ganhou popularidade e rituais que passaram a ser realizados com carácter de brincadeira. Tratava-se de jogos e adivinhas que pretendiam indicar quem ganharia muito dinheiro ou casaria nesse ano. Graças à boa disposição que a festa oferecia, as crianças e os adolescentes tornaram-se os seus principais adeptos.
Com a colonização dos Estados Unidos da América, o Halloween tornou-se uma das festas mais populares desse país sendo desenvolvidas muitas actividades com ele relacionadas. Assim, sobretudo as crianças e os jovens, mascarados de acordo com o imaginário dos fantasmas, bruxas e mortos vivos, invadem as ruas e visitam as casas apregoando "Trick or Treat?", que significa "partida ou doce", e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa.
Actualmente existem ainda outras actividades tais como concursos, bailes e desfiles de máscaras.
O Halloween também foi festejado de várias formas no Centro Escolar e a biblioteca contribuiu decorando-se de acordo com a efeméride. As fotos testemunham-no.


Sem comentários:

Enviar um comentário